– Frieiras nas mãos e pés –

As frieiras são um inchaço avermelhado e circular que geralmente surge nos dedos dos pés, mas também pode afectar as mãos no tempo mais frio.

É causado por má circulação ou pelo estreitamento das artérias devido ao frio, o que restringe o fluxo de sangue. Deve estimular-se o aparelho circulatório durante o tempo frio bebendo chás quentes e reconfortantes, como chá de gengibre e alecrim. Faz uma cataplasma com raiz de rábano esmagado e pressiona contra a área afectada, para acelerar a cura.


Outra causa para o aparecimento de frieiras é a existência de micose – principalmente nos pés. Essas micoses podem dar origem a frieiras quando a pele está húmida e quente ou apertada, impedindo a pele de respirar. Nestes casos existem outros tratamentos que se podem fazer, como um escalda-pés de calêndula ou erva-príncipe ou aplicação de aloe vera com tea tree nas zonas afectadas.

Quando a superfície da pele é danificada pode daí resultar uma infecção e a área em redor torna-se vermelha e dorida. Faz uma cataplasma com folhas de couve esmagadas num almofariz a fim de libertar os seus sucos benéficos. Usa sobre a área afectada para drenar a infecção e ajudar as feridas a sarar. A tintura de milefólio (apenas as flores brancas) tambem pode ajudar no tratamento de cortes e feridas, misturando 1 parte para 10 de água. Mergulha um pano na mistura e lava a ferida.

Para além destes tratamentos, devemos manter as zonas afectadas protegidas do frio, secas e não apertadas. Ter o cuidado de lavar e hidratar. O creme hidratante e a cicatrizante são bons aliados 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.