Tinturas de Plantas Medicinais

A tintura é uma forma de preparação em que se extrai os princípios activos das plantas medicinais, utilizando álcool como solvente. O álcool tem a função de extrair e conservar os principios activos das plantas escolhidas. É uma solução extremamente concentrada, mas não tanto como os óleos essenciais.

A tintura pode ser ingerida, diluída em água fria, ou pode ser usada externamente na forma de unguento, fricção e na formação de pomadas e cremes.
Podemos pensar nas tinturas como fitoconcentrados líquidos com propriedades terapêuticas. Como são extremamente concentradas, não se deve aplicar directamente na pele sem diluir antes.

》Para que servem?
De acordo com a planta da qual foi feita a tintura, ela serve para tratar vários problemas como má digestão, feridas na pele, tosse, dor de garganta, stress, insonias, infecções, etc. Devem ser usadas com cuidado e moderação.

》Quando usar?
Devem ser ingeridas oralmente na presença de sintomas ou quando for necessário. A dose pode variar de umas gotas a uma colher de chá diluida em água. A dosagem deve ser feita pelo utilizador ou com ajuda do médico, consoante o problema a tratar.
Aconselho a começar com doses pequenas e ir aumentando caso necessário, nunca excedendo as 3 utilizações diárias.
Em caso de utilização externa, diluir em água e utilizar na zona afectada em forma de compressas ou com fricção.

》Quando não usar?
Por terem álcool na sua composição, não devem ser consumidos por crianças, gestantes ou lactantes, pacientes com problemas no fígado e pacientes que estejam a fazer medicação controlada.

Conhecias as tinturas medicinais? Ja experimentaste?
Talvez encontres algumas na loja da nimmaj em breve 😍🥰😊

-imagem tirada da internet-

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.